domingo, 27 de fevereiro de 2011

A TERRA E O UNIVERSO


     Universo é imensurável e os seus elementos fundamentais são os astros ou corpos celestes e as diferentes formas de energia.

     Astros podem ser luminosos e iluminados. E são a galáxia, planetas, satélites, planetóides e meteoros.
     A astronomia é a ciência que estuda os astros suas origens, seus movimentos e suas demais características.
GALÁXIA. São aglomerados de muitos bilhões de estrelas.A mais conhecida é a Via Láctea no latim significa caminho do leite. Onde encontra a Terra e o Sistema Solar.

ESTRELAS: São corpos gasosos, luminosos e com elevadas temperaturas. Exemplo: Sol.
SATÉLITES: São corpos menores que giram ao redor dos planetas. O satélite da Terra é a lua.

PLANETAS: são iluminados geralmente sólidos e giram em órbitas ao redor do sol recebem luz.
Atualmente são conhecidos nove planetas. Os planetas são, pela origem de afastamento em relação ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Mas por muito tempo conhecia-se apenas 6 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno.
Em 1781 foi descoberto o Urano.
Em 1845 foi descoberto o Netuno.
Em 1930 foi descoberto o Plutão e até 2006.

Plutão
Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns casos, maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronómica Internacional (U.A.I.) decidisse, em 24 de Agosto de 2006, considerá-lo um planeta anão, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos asteróides. Plutão é agora visto como o primeiro de uma categoria de objectos trans-neptunianos e foi-lhe atribuído o número 1340340 no catálogo de planetas menores.
   A descoberta do seu satélite Caronte, em 1978, permitiu a determinação da massa do sistema Plutão-Caronte, por meio da simples aplicação da fórmula newtoniana da 3.ª lei de Kepler. O diâmetro de Plutão foi finalmente calculado, sendo equivalente a menos de 0,2 do da Lua. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, porque ainda não recebeu a visita de uma nave espacial e a distância a que se encontra da Terra dificulta investigações mais detalhadas. Actualmente a sonda da NASA "New Horizons" (a mais veloz até hoje construída pelo homem) dirige-se para Plutão, cuja atmosfera vai investigar em 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...